Pra todo canto
Sobre essa obra
Neste quarto projeto, o Mawaca recria formas ancestrais e incorpora temas sonoros de diversas partes do mundo, numa inventiva teia musical, chamada pelo grupo de “tramas étnicas”. Como pano de fundo dessa produção musical, côcos e cordéis nordestinos, mantras indianos, cangomas afro-brasileiras, horos búlgaros, criando uma verdadeira mandala sonora.
Pra todo canto apresenta temas como Cangoma, o canto afro-brasileiro registrado pela primeira vez por Clementina de Jesus, o clássico português As Sete Mulheres do Minho, do compositor e poeta português Zeca Afonso – faixa que conta com a colaboração do premiado baixista Célio Barros.
Foram regravados dois temas: Kali e Salam!, originalmente criados para o terceiro CD Os Lusíadas. Kali, uma oração para a poderosa esposa da divindade hindu – transformou-se num inusitado rap indiano tendo a participação especial de Ratnabali Adhikari e Salam!, expressão muçulmana que significa paz, curiosamente, foi gravada em 11 de setembro de 2001.
E assim aconteceu, com esse projeto, o grupo percorreu muitos lugares no Brasil, e foi selecionado para participar da Womex na Espanha.
Foram regravados dois temas: Kali e Salam!, originalmente criados para o terceiro CD Os Lusíadas. Kali, uma oração para a poderosa esposa da divindade hindu – transformou-se num inusitado rap indiano tendo a participação especial de Ratnabali Adhikari e Salam!, expressão muçulmana que significa paz, curiosamente, foi gravada em 11 de setembro de 2001.
E assim aconteceu, com esse projeto, o grupo percorreu muitos lugares no Brasil, e foi selecionado para participar da Womex na Espanha.
Lançado como CD em 2004 e em DVD em 2005, esse projeto celebra os 10 anos do Mawaca, consolidando sua carreira. Segundo Magda Pucci, “pra todo canto queremos ir, com esses temas tão antigos e ao mesmo tempo tão atuais. Eles formam uma teia intrincada de elementos que se entrecruzam constantemente desde o primeiro CD. Nada a ver com a globalização, apenas a vida como ela é, resultado de misturas, encontros, desencontros e pontes entre pessoas e mundos”
Instrumentistass
Gabriel Levy – acordeom
Ana Elisa Colomar – flauta e cello
Cíntia Zanco – violino
Ramiro Marques – sax soprano e sax tenor
Valéria Zeidan – vibrafone, bendir, pandeiros (bodhran, bendir, pandeirão do Maranhão e tambureta italiana), zabumba, djembé, cajon, gongos e pratos.
Armando Tibério – tablas indianas, congas, alfaia, caixa clara, pandeiro, xequerê, pratos e gongos.
Participações especiais
Célio Barros – contrabaixo em Salamaleikum,Sete Mulheres e Eh boi! Camila Bomfim – baixo em Ahkoy té e Suuret Ja Soriat Clara Bastos – baixo em Bre Petrunko Thomas Howard – violão em Tango dos Chavicos e Coco Acometado Marcus Santurys em Pra Qualquer Santo e Kalika Beto Birger – baixo em Pra qualquer santo Paulo Bira – baixo em Tango dos Chavicos, Coco Acometado, Soran Bushi e Et dodim, Lamidbar e Cangoma; Beto Sporleder – sax soprano em Et dodim, Soran Bushi e Lamidbar , Ratnabali Adhikari – voz em Kalika e Mantra
Créditos
Concepção, arranjos e direção musical: Magda Pucci
Produção Musical: Pekka Lehti e Magda Pucci
Gravação: Gustavo Breier e KK Akamine
Mixagem e Masterização: Estúdio Finnvox (FI)
Filmagem e Edição: Paiol Filmes
Estúdio: NaCena
Design de Luz: Miló Martins e Gita Govinda
Figurinos: Jessica Vidal
Arte e Design: Adriano Carvalho
Textos e pesquisa: Magda Pucci
Produção: Ethos Produtora de Arte e Cultura – Giovanna Almeida, Glaucia Paschoal e Yasmine Zaitune