O som do Mawaca continua a fazer viagens ainda mais distantes e foi parar no Azerbaijão, país localizado entre a Europa e a Ásia.
O documentário ‘Cantos da Floresta – Turnê Mawaca Amazônia’ foi apresentado durante o Second World Forum On Intercultural Dialogue do IMZ e o destaque para o vídeo você pode ver neste link.
O vídeo, projetado ao ar livre no National Seaside Park, em Baku, capital do Azerbaijão, registra os momentos da turnê do grupo, realizada em agosto de 2011, com a participação da cantora e pesquisadora Marlui Miranda e seis grupos indígenas da Amazônia.
Grupos dos povos Kaxinawá (Acre), Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Zoró e Karitiana (Rondônia), Kambeba e Comunidade Bayaroá (Amazonas) conviveram durante um dia com os músicos e equipe do grupo, trocando ideias musicais que foram apresentadas no espetáculo Cantos da Floresta no dia seguinte nos teatros das cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho, Rio Branco, Manacapuru e Manaus.
A turnê foi patrocinada pela Petrobras e o documentário realizado por Eduardo Pimenta foi selecionado para ser exibido na Womex World Music Film Screenings 2012 na Grécia. O repertório do show Cantos da Floresta tem como base o CD e DVD Rupestres Sonoros O canto dos povos da floresta que apresenta a diversidade musical dos povos da Amazônia. O álbum atingiu o Top 10 do World Music Charts de 2009 e ganhou excelente crítica da Revista Songlines.